Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

SAÚDE MENTAL MATERNA: RASTREANDO OS RISCOS CAUSADORES DA DEPRESSÃO PÓS-PARTO / MATERNAL MENTAL HEALTH: TRACKING DOWN THE RISKS FOR POSTPARTUM DEPRESSION / SALUD MENTAL DE LA MADRE: RASTREANDO LOS RIESGOS DE LA DEPRESIÓN POSPARTO

Marques, Luzilene de Carvalho; Silva, Willian Rodrigues Viana; Lima, Victor Pereira; Nunes, Jacqueline Targino; Ferreira, Adriana Gomes Nogueira; Fernandes, Maria Neyrian de Fátima.
J. Health NPEPS ; 1(2): 145-159, Julho-Dezembro. 2016.
Artigo em Português | LILACS, BDENF, Coleciona SUS | ID: biblio-1052312

Objetivo:

identificar os fatores de riscos que contribuem para DPP em mulheres assistidas em maternidade do interior do Maranhão.

Método:

abordagem quantitativa de caráter descritivo e exploratório. Realizou-se a coleta de dados em uma maternidade no interior do Maranhão, com uma amostra de 280 puérperas em atendimento na maternidade. O instrumento utilizado para coleta dos dados foi a Escala de Depressão Pós-parto de Edimburgo (EPDS), os dados foram tratados e analisados conforme o estatística descritiva.

Resultados:

detectou-se que 80 (28,6%) delas apresentavam risco para DPP. A baixa escolaridade, a baixa renda e o desemprego são os três principais fatores encontrados entres as mães com riscos para DPP, com índice acima de 50%.

Conclusão:

esta pesquisa possibilitou a caracterização de um perfil de vulnerabilidade para DPP de uma região importante do estado. A abordagem desta temática mostra que ainda existe um longo caminho a ser percorrido para a melhoria e agilidade dos serviços de saúde no rastreamento, prevenção e tratamento da depressão puerperal.
Biblioteca responsável: BR1972.9