Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Ações de enfermeiros direcionadas a adolescentes obesos na atenção primária / Actions of nurses directed at obese teens in primary care

Jesus, Maria Cristina Pinto de; Braga, Vanessa Augusta Souza; Pinheiro, Ana Paula da Silva; Machado, Renata Evangelista Tavares; Silva, Marcelo Henrique da; Santos, Sueli Maria dos Reis; Merighi, Miriam Aparecida Barbosa.
Rev. enferm. UFPE on line ; 13: [1-12], 2019. ilus, tab, graf
Artigo em Português | BDENF | ID: biblio-1052382

Objetivo:

identificar a produção científica sobre ações do enfermeiro dirigidas a adolescentes obesos na Atenção Primária à Saúde.

Método:

trata-se de um estudo bibliográfico, descritivo, tipo revisão integrativa da literatura, a partir da busca de publicações indexadas nas bases de dados entre 2010 e 2018 CINAHL, LILACS, MEDLINE, SCOPUS e Web of Science e Biblioteca Virtual SciELO. Recorreu-se ao método de leitura e avaliação por nível de evidência para realizar a análise descritiva dos dados, que se apresentaram em quadro sinóptico.

Resultados:

selecionaram-se 13 artigos. Evidenciou-se que as ações do enfermeiro direcionadas a adolescentes obesos na Atenção Primária à Saúde visaram ao estímulo à alimentação saudável, prática de atividade física e melhora da autoestima para a redução do peso, por meio de aconselhamento em saúde, uso de tecnologias, envolvimento da família e articulação intersetorial, incluindo a escola.

Conclusão:

aponta-se a necessidade de desenvolvimento de ações longitudinais, intersetoriais e amplas. Torna-se importante maior investimento no treinamento de enfermeiros com vistas à realização de intervenções, no âmbito da atenção primária, voltadas para adolescentes obesos, tendo por referência o cuidado integral.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1