Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Atuação de Enfermeiros líderes de unidade de terapia intensiva: abordagem compreensiva / Performance of Nursing leadership in the intensive care unit: a comprehensive approach

Conz, Claudete Aparecida; Aguiar, Reginaldo Santos de; Reis, Heliandra Holanda; Jesus, Maria Cristina Pinto de; Mira, Vera Lúcia; Merighi, Miriam Aparecida Barbosa.
Enferm. foco (Brasília) ; 10(4): 41-46, 2019.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1052464

Objetivo:

compreender, na perspectiva de enfermeiro, sua atuação como líder da equipe de enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva.

Metodologia:

pesquisa qualitativa, com abordagem da fenomenologia social, realizada em um Hospital Público de uma metrópole brasileira, por meio de entrevistas com 11 enfermeiras.

Resultados:

dificuldades do relacionamento interpessoal provenientes da escassez de pessoal, interferência de outras autoridades hierárquicas e demanda excessiva de trabalho promovem o desgaste nas relações de trabalho e dinâmica da liderança de enfermagem. Melhoria das condições de trabalho da equipe de enfermagem e oportunidade de aperfeiçoamento profissional são mencionadas pelas enfermeiras como expectativas de sua atuação como líderes da Unidade de Terapia Intensiva.

Conclusão:

políticas de contratação, aperfeiçoamentocontínuo dos profissionais e humanização no trabalho, assim como adoção de princípios de liderança que incluam a motivação pessoal, envolvimento e necessidades dos liderados podem contribuir para ampliar a autonomia da enfermeira no serviço, maximizando seu papel de líder. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2