Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Atuação da enfermeira obstétrica na assistência ao trabalho de parto e parto / Obstetric nurse's role in the care of labor and chilbirth / Actuación de la enfermera obstétrica en la asistencia al trabajo de parto y parto

Sanches, Maria Elisângela Torres de Lima; Barros, Sônia Maria Oliveira de; Santos, Amuzza Aylla Pereira dos; Lucena, Tâmara Silva de.
Rev. enferm. UERJ ; 27: e43933, jan.-dez. 2019. tab
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1052568

Objetivo:

descrever as condutas utilizadas pela enfermeira obstétrica na assistência ao trabalho de parto e parto.

Método:

estudo observacional, descritivo e retrospectivo, realizado em duas maternidades de Maceió-Alagoas com 138 prontuários. A coleta de dados se deu por meio do partograma e da declaração de nascidos vivos que ficam anexadas ao prontuário. As variáveis foram agrupadas em categorias e descritas em percentuais e variáveis categóricas.

Resultados:

foi possível observar que não houve diferença, estatisticamente significante entre as instituições (p<0,05) nem em relação à idade, nem escolaridade. Já em relação às variáveis obstétricas, notou-se que houve diferença estatisticamente significante entre as instituições (p<0,05) em relação à paridade, idade gestacional, posição materna, uso de ocitocina e complicações.

Conclusão:

as ações realizadas pelas enfermeiras na assistência ao trabalho de parto e parto neste estudo estão dentro de um contexto de mudança real de paradigma e de postura frente às evidências científicas.
Biblioteca responsável: BR1366.1
Localização: BR1366.1