Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevalência da doença periodontal em gestantes de uma unidade básica de saúde em Natal/RN / Prevalence of periodontal disease in pregnant in a Basic Health Unit in Natal/RN / Prevalencia de enfermedades periodontales en mujeres embarazadas en unaunidad de saludbásica en Natal/RN

Costa, Nathália Brito da; Silva, Edna Maria da.
Rev. Ciênc. Plur ; 6(1): 71-86, 2020. tab
Artigo em Português | BBO, LILACS | ID: biblio-1052629

Introdução:

Durante a gravidez, os hormônios sexuais, estrógeno e progesterona, aumentam significativamente no organismo da mulher e parecem exercer efeitos marcantes e potencialmente prejudiciais sobre o metabolismo tecidual sendo, portanto, um fator agravante para oaumento da incidência da doença periodontal nesse período, assim como para o aumento da severidade da doença quando já instalada. Além disso, durante o período de gestação, ocorrem alterações nos níveis hormonais modificando as chances da doença periodontal se instalar ou se agravar.

Objetivo:

Estudar a prevalência e a severidade da doença periodontal, a identificação de dieta, higiene bucal e levantamento de lesões brancas ativas de esmaltenas gestantes cadastradas no Programa Pré-natal em umaUnidade Básica de Saúde em Natal/RN.

Método:

O estudo se caracteriza como seccional, descritivo e observacional, tendo como público alvo as gestantes cadastradas no programa de Pré-natal da Unidade de Saúde de Aparecida. Foram incluídas 30 gestantes em estágios diversos de gravidez. Para a análise das condições periodontais utilizou-se Índice Periodontal Comunitário. Os dados obtidos foram tabulados em planilha Excel, a partir dos quais foram calculadas médias e os respectivos desvios-padrão. Além disso foi aplicado um questionário com questões semiestruturadas para a identificação de dieta, higiene bucal e levantamento de lesões brancas ativas de esmalte.

Resultados:

Constatou-se que metade das gestantes adotavam dieta rica em carboidratos, e de um modo geral, apresentavam higiene bucal insatisfatória; presença de lesão branca de esmalte ativa na maioria das gestantes examinadas; a condição periodontal avaliada por meio do índice escolhido queevidenciou alta prevalência de cálculo dentário, sangramento gengival ebolsas periodontais entre os sextantes examinados.

Conclusões:

De forma geral, as gestantes apresentaram uma condição de saúde bucal precária, com altas médias dos componentes do índice usadoe presença de lesões brancas ativas de esmalte.(AU).
Biblioteca responsável: BR1264.1