Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepção da mulher frente à dor do Parto / Woman perception ante of childbirth pain / Percepción de las mujeres sobre el dolor de parto

Firmino, Klecianne da Costa; Lima, Elyda Priscila de; Correia, Tamirys Renata Lima; Silva, Júlio César Bernardino da; Albuquerque, Nayale Lucinda Andrade.
Rev. Ciênc. Plur ; 6(1): 87-101, 2020. tab, ilus
Artigo em Português | BBO, LILACS | ID: biblio-1052632

Introdução:

As mulheresestão rodeadas por expectativas dos medos que permeiam o trabalho de parto, por isso atribuem significados a partir da experiência vivida, formando diversas percepções sobre a dor, minimizando os efeitos negativos após obter a satisfação de ser mãe.

Objetivo:

Conhecer a percepção da mulher frente à dor do parto.

Método:

Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, realizado numa maternidade referência secundária para gestação de alto risco em Caruaru-PE no período de julho a agosto de 2016. Participaram desta pesquisa 13 mulheres que se encontravam no pós-parto mediato e imediato, após a experiência do parto normal de baixo risco. A entrevista foi realizada após leitura e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido e as falas das participantes foram submetidas à técnica de análise de conteúdo de Bardin. O estudo só foi iniciado após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa.

Resultados:

As mulheres atribuíram a dor do parto normal com o significado negativo no sentido de ser uma experiência inexplicável, horrível, uma dor insuportável. Entretanto, atribuíram também positivamente a experiência como prazerosa diante de uma dor tolerávele passageira, com uma recuperação rápida e regada de emoções.

Conclusões:

As mulheres possuem uma percepção variada da dor do parto, perpassando a compreensão de que é algo predeterminado por Deus, é algo natural e, por mais que essa dor seja insuportável, é algo passageiro, pois logo que a criança nasce todo esse processo doloroso é esquecido, gerando prazer e satisfação em ser mãe, por isso é importante uma atenção humanizada ao parto para que esse momento seja uma experiência prazerosa na vida da mulher.(AU).
Biblioteca responsável: BR1264.1