Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estresse ocupacional dos funcionários de uma universidade pública / Occupational stress of a public university employees

Cavalcante, Jeane Lima; Pinto, Antonio Germane Alves; Junior, Francisco Elizaudo de Brito; Moreira, Maria Rosilene Cândido; Lopes, Maria do Socorro Vieira; Cavalcante, Edilma Gomes Rocha.
Enferm. foco (Brasília) ; 10(4): 108-115, 2019. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1052815

Objetivo:

Avaliar o nível de estresse ocupacional em funcionários de uma universidade pública.

Métodos:

Estudo descritivo de abordagem quantitativa, realizado no Núcleo de Práticas Integrativas à Saúde da Universidade Regional do Cariri, Crato, Ceará, nos meses de setembro a novembro/2016. Participaram 130 funcionários, que responderam o questionário autoaplicável Escala de estresse do trabalho com 23 itens analisados por escala do tipo Likert de cinco pontos. Os dados foram organizados no Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 23.0, submetidos à estatística descritiva e apresentados em tabelas.

Resultados:

A maioria dos funcionários apresentou nível baixo de estresse nas três categorias, porém 25,0% dos vigilantes apresentaram nível médio de estresse e 22,5% dos terceirizados, nível alto. No instrumento, das 23 afirmativas constatou-se que a maioria apresentou nível médio de estresse (média-=2,16, DP=1,27); apenas um item de nível alto estava relacionado ao incomodo em relação à capacitação profissional.

Conclusão:

Identificaram-se números expressivos de nível médio de estresse entre os funcionários, o que se faz necessário discutir os processos de gestão e recursos humanos com vistas à diminuição do estresse no ambiente de trabalho. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2