Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A utilização da aprendizagem baseada em problema (abp) na formação em saúde: um relato de experiência / The use of problem-based learning (pbl) in health training: a report of experience / El uso del aprendizaje basado en problemas (pbl) en la formación en salud: un informe de experiencia

Bezerra, Isaac Newton Machado; Nascimento, Jânio Luiz do; Vieira, Natalia Raiane Silva; Silva, Rafaela Priscila Carvalho da; Monteiro, Vinícius Costa Maia; Silverio, Zacarias Ramalho; Lima, Mariel Wágner Holanda; Alves, Maria da Conceição Lima; Machado, Flávia Christiane de Azevedo; Lima, Jônia Cybele Santos.
Rev. Ciênc. Plur ; 6(1): 102-118, 2020. tab, ilus
Artigo em Português | LILACS, BBO | ID: biblio-1052871

Introdução:

Nos últimos anos tem se evidenciado a necessidade deimplementarnovasmetodologias no ensino, que consigam responder as mudanças tecnológicas, sociais e culturais. Neste cenário, as metodologias ativas vêm se destacando ao colocar o discente no centro do aprendizado, tornando-o parte integral e essencial desse processo. Dentre essas metodologias, está a Aprendizagem Baseada em Problemas. Essa metodologia busca o ensino a partir da solução de problemas, mediante análise em grupo, utilizando-se de conhecimentos previamente adquiridos, facilitandoa apreensãodo conhecimento e valorização do trabalho em equipe.

Objetivo:

Relatar a experiência de discentes de um curso da área da saúde no desenvolvimento de um caso e sua aplicação no formato de uma Aprendizagem Baseada em Problemas.

Método:

Estudo descritivo, tipo relato de experiência, onde se elabora o processo de construção desse tipo de aprendizagem e verificação da pertinência da estratégia proposta pordiscentesdeumcurso da saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte na disciplina de Teoria Geral das Organizações.

Resultados:

Durante a criação e execução do caso, osdiscentes utilizaramdiversas técnicas para construir ações de enfrentamento ao caso apresentado, como a técnica de Braisntorming, oDiagrama de Causa-Efeito, construção de critérios utilizando materiais do Ministério da Saúde, consultando profissionais do serviço em busca de estratégias viáveis para esses profissionais como forma de validação.

Conclusões:

O desenvolvimento de um caso utilizando as metodologias que integram a Aprendizagem Baseada em Problemas propiciou aos envolvidos a experimentação de um processo criativo, rico,centrado no conhecimento. A participação dos profissionais das redes de serviços de saúde foi fundamental em todas as fases, evidenciando suapotencialidade formadora indo desde aacademia aosserviços de saúdecom aplicabilidade e eficiência (AU).
Biblioteca responsável: BR1264.1