Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sistematização da assistência de enfermagem no monitoramento clínico de pacientes com hantavirose / The systematization of nursing care in the clinical monitoring of patients with hantavirus / La sistematización de los cuidados de enfermería en el seguimiento clínico de los pacientes con hantavirus

Terças, Ana Cláudia Pereira; Souza, Ingrid Gomes; Moura, Ariadne Cristinne Pereira; Nascimento, Vagner Ferreira; Hattori, Thalise Yuri; Gleriano, Josué Souza; Borges, Angélica Pereira; Silva, Juliana Herrero.
J. Health NPEPS ; 2(2): 391-406, Julho-Dezembro. 2017.
Artigo em Português | LILACS, BDENF, Coleciona SUS | ID: biblio-1053093

Objetivo:

aplicar a sistematização da assistência de enfermagem para pacientes com Síndrome Pulmonar por Hantavírus.

Método:

estudo quanti-qualitativo, observacional e prospectivo sobre acompanhamento clínico de paciente com hantavirose atendidos em hospital de referência do médio norte mato-grossense. Os dados foram coletados no ano de 2014, com cinco pacientes hospitalizados. As intervenções de enfermagem foram pautadas nos diagnósticos de NANDA identificados e utilizou-se as recomendações da CIPE.

Resultados:

a maioria dos acometidos são do sexo masculino, de cor branca, presente em várias faixas etárias, com residência e/ou atividades profissionais realizadas em zona rural. Dentre os diagnósticos destacou troca de gases prejudicada, padrão respiratório ineficaz, volume de líquido excessivo, processos familiares interrompidos e risco de infecção.

Conclusão:

a aplicação da sistematização à uma doença de alta letalidade e de rápida evolução clínica é essencial para fornecer um cuidado organizado, ético e baseado em evidências científicas que irão subsidiar a qualidade da assistência prestada.
Biblioteca responsável: BR1972.9