Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O sono no contexto da qualidade de vida de idosos / Sleep in the context of the quality of life of the elderly / Sueño y calidad de vida en la tercera edad

Nascimento, Eliana de Fátima Almeida; Sonati, Jaqueline Girnos; Martino, Milva Maria Figueiredo de; Rodrigues, Juliane.
REME rev. min. enferm ; 24: e-1285, fev.2020.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1053228

Objetivo:

analisar a satisfação com o sono na percepção da qualidade de vida de idosos.

Métodos:

estudo transversal descritivo com amostra por conveniência de 86 idosos inseridos em projeto socioeducativo, no Vale do Paraíba, estado de São Paulo, Brasil. A percepção da qualidade de vida foi mensurada por meio do instrumento WHOQOL-bref e a satisfação com o sono pela faceta de número 16 do mesmo instrumento. Para a caracterização do grupo utilizaramse as variáveis socioeconômicas e de saúde por meio de questionário autorrespondido. O teste de Spearman foi utilizado para analisar as correlações entre as facetas do sono e os escores dos demais domínios de qualidade de vida.

Resultados:

a maioria dos participantes eram mulheres (93,02%), entre 60 e 69 anos (84,89%). A percepção de qualidade de vida apresentou valores médios de escores de 68,99 para o domínio físico, 68,81 no domínio psicológico, 73,11 para o domínio de relações sociais e 66,19 para o domínio de meio ambiente. A faceta satisfação com o sono apresentou correlação com a disponibilidade de informações necessárias diariamente (rs=0,4342), oportunidades de lazer (rs=0,2966) e satisfação com o apoio dos amigos (rs=0,2669).

Conclusões:

o estudo concluiu que a satisfação dos idosos com o sono está associada às relações sociais, ao lazer e ao acesso às informações.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2