Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Assistência de enfermagem na atenção primária à saúde de adolescentes com ideações suicidas / Nursing assistance in primary health care for adolescents with suicidal / Ideations enfermería en atención primaria de salud a adolescentes con ideas suicidas

Pessoa, Denise Mayara de Souza; Freitas, Rodrigo Jácob Moreira de; Melo, Juce Ally Lopes de; Barreto, Francisca Adriana; Oliveira e Melo, Kísia Cristina de; Dias, Erika Carla de Sousa.
REME rev. min. enferm ; 24: e-1290, fev.2020.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1053370

Objetivo:

compreender como se dá a assistência à saúde prestada pelos enfermeiros na atenção primária aos adolescentes com ideações suicidas.

Método:

pesquisa com abordagem qualitativa, realizada em oito unidades básicas de saúde (UBS), de um município de médio porte do Nordeste brasileiro. A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas seguindo um roteiro norteador com oito enfermeiros do setor. O material foi analisado de acordo com a técnica de análise de conteúdo de Bardin.

Resultados:

diante disso, três categorias foram evidenciadas - assistência de Enfermagem à atenção integral aos adolescentes; conhecimento dos profissionais sobre suicídio; concepções, identificação e prevenção e desafios na assistência do adolescente com ideações suicidas. Destaca-se, ainda, a falta de planejamento e de ações para a demanda de saúde mental dos adolescentes, focando em ações biologicistas, como sexualidade, gravidez na adolescência e infecções sexualmente transmissíveis para adolescentes mulheres. Os enfermeiros têm dificuldades em compreender, identificar e prevenir os sinais de ideações suicidas, pautando sua prática em experiências empíricas.

Conclusões:

dessa forma, torna-se necessário que o enfermeiro da atenção primária conheça o território e o perfil de saúde dos adolescentes. Somado a isso, a educação permanente deve permitir a construção de novos saberes necessários para abordar o tema na prática do enfermeiro, bem como dos demais profissionais que atuam na atenção primária. Sugere-se que a área da saúde mental seja fortalecida na formação do enfermeiro, visto que o suicídio em jovens vem aumentando e requer, portanto, assistência integral da Enfermagem aos adolescentes.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2