Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Pacientes em diálise peritoneal: associação entre diagnósticos de enfermagem e seus componentes / Pacientes en diálisis peritoneal: relación entre diagnósticos de enfermería y sus componentes / Patients undergoing peritoneal dialysis: association between nursing diagnoses and their components

Campos, Moiziara Xavier Bezerra; Dutra, Eva Jordana de Oliveira; Silva, Carlos Jordão de Assis; Menezes, Harlon França de; Santos, Rebecca Stefany da Costa; Silva, Richardson Augusto Rosendo da.
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 32(6): 651-658, Nov.-Dez. 2019. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1054614
Resumo

Objetivo:

Analisar a associação entre os diagnósticos de enfermagem e suas características definidoras, fatores relacionados ou de risco para pacientes em diálise peritoneal.

Métodos:

Estudo de validação de conteúdo realizado com seis enfermeiros nefrologistas, os quais participaram no presente estudo como peritos. Utilizou-se a técnica de grupo focal. Para análise dos dados foi utilizada a regressão logística.

Resultados:

Para os quatro diagnósticos de enfermagem estudados foram identificados associação com seus componentes como segue. Fadiga anemia, falta de energia e verbalização de uma constante falta de energia; Deambulação prejudicada capacidade prejudicada de subir e descer calçadas, capacidade prejudicada de subir escadas e força muscular insuficiente; Constipação ingestão insuficiente de líquidos, atividade física insuficiente, dor à evacuação, fezes duras e formadas; Volume de líquidos excessivo mecanismos reguladores comprometidos, azotemia, ingestão maior que o débito, ganho de peso em curto período e eletrólitos alterados.

Conclusão:

Os diagnósticos analisados integram os domínios atividade/repouso, eliminação e troca e nutrição e representam associação com seus componentes para os pacientes em diálise peritoneal.
Biblioteca responsável: BR1.2