Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes: percepções dos profissionais em enfermagem / Sexual and reproductive health of adolescents: perceptions of nursing professionals

Dutra Sehnem, Graciela; Trein Crespo, Bruna Tarasuk; Mendes Lipinski, Jussara; Cammarano Ribeiro, Aline; Antunes Wilhelm, Laís; Arboit, Jaqueline.
Av. enferm ; 37(3): 343-352, sep.-dic. 2019. tab
Artigo em Português | COLNAL, BDENF, LILACS | ID: biblio-1055218
Resumo

Objetivo:

conhecer como é percebida e abordada a saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes pelos enfermeiros na atenção primária à saúde.

Materiais e métodos:

estudo qualitativo do tipo descritivo, realizado no primeiro semestre de 2018. Participaram nove enfermeiros vinculados às Estratégias Saúde da Família de um município do sul do Brasil. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e os dados foram estudados segundo a análise de conteúdo temática.

Resultados:

evidenciou-se que persiste uma visão reducionista sobre a saúde sexual e reprodutiva na atenção primária à saúde. As estratégias para abordar tal tema abarcam a compreensão das experiências dos adolescentes acerca da sexualidade por meio do estímulo à autonomia, do acolhimento da demanda espontânea, das consultas de enfermagem, dos grupos educativos e da abordagem no contexto escolar.

Conclusão:

os profissionais necessitam atuar na promoção da saúde sexual e reprodutiva e identificar os problemas dessa população, conferindo-lhe visibilidade no serviço de saúde. É importante repensar as práticas junto ao adolescente, sendo necessário criar espaços apropriados e relacionar a família e a escola.
Biblioteca responsável: CO136.1