Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Checklist of the fishes from Jamari River basin, in areas under influence of dams, Rondônia, Brazil / Lista das espécies de peixes da bacia do rio Jamari, em áreas sob influência de reservatórios, Rondônia, Brasil

Oliveira, Rianne Caroline de; Deprá, Gabriel de Carvalho; Zawadzki, Cláudio Henrique; Silva, João Carlos Barbosa da; Graça, Weferson Júnio da.
Biota Neotrop. (Online, Ed. ingl.) ; 20(1): e20190803, 2020. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1055254
Resumo O rio Madeira é o mais extenso afluente do rio Amazonas e possui a maior biodiversidade de peixes do mundo. Em sua margem direita, o rio Madeira recebe o rio Jamari, no qual foi construída a primeira usina hidrelétrica (UHE) do estado de Rondônia, a UHE Samuel. Além desta, outros barramentos foram construídos no rio Jamari e em seus afluentes, contudo são raras as informações disponíveis na literatura científica sobre a diversidade ictiofaunística desta bacia. O objetivo deste trabalho foi providenciar um inventário ictiofaunístico na região da bacia do rio Jamari, no estado de Rondônia, onde foram implantadas três pequenas centrais hidrelétricas (PCHs). A ictiofauna foi amostrada em 16 expedições entre os meses de agosto de 2015 e dezembro de 2018. Foram utilizadas redes de espera e arrasto com malhas de diversos tamanhos, além de espinhéis e tarrafas em diferentes períodos do dia. Adicionalmente, 81 lotes de espécies do INPA da área de influência da UHE Samuel foram reanalisados. Os peixes foram identificados de acordo com a literatura especializada, bem como em consultas com especialistas de diversos grupos taxonômicos. Exemplares testemunho das espécies foram catalogados e depositados na coleção ictiológica do Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura da Universidade Estadual de Maringá. Foram registradas 230 espécies, destas, 22 são possíveis espécies novas, 117 são acrescentadas à bacia do rio Jamari e 28 à bacia do rio Madeira. A continuação dos estudos neste trecho da bacia do rio Jamari é fundamental para análises de impacto local devido à presença de barramentos. Além disso, a adição de possíveis novas espécies à bacia do rio Madeira aponta lacunas no conhecimento da ictiofauna Neotropical.
Biblioteca responsável: BR1.1