Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Vaccination against influenza among pregnant women in southern Brazil and associated factors / Vacinação contra Influenza entre gestantes no Sul do Brasil e fatores associados

Mendoza-Sassi, Raúl Andrés; Linhares, Angélica Ozório; Schroeder, Franciane Maria Machado; Maas, Nathalia Matties; Nomiyama, Seiko; César, Juraci Almeida.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 24(12): 4655-4664, dez. 2019. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1055729
Resumo O objetivo deste artigo é identificar a prevalência da imunização contra a gripe em mulheres grávidas e seus fatores associados. Estudo transversal realizado em um município no extremo sul do Brasil, que incluiu todas as mulheres que deram à luz no ano de 2016. O desfecho foi ter recebido a vacina contra a gripe durante a gravidez. Características sociodemográficas, comportamentais, do pré-natal e morbidades foram analisadas como fatores associados à vacinação. A análise constou de descrição da amostra, prevalência da vacinação para cada uma das variáveis independentes e análise multivariada. Foram entrevistadas 2.694 parturientes, das quais 53,9% informaram ter recebido a vacina. Os fatores associados a uma maior prevalência de imunização foram maior escolaridade materna, realização do pré-natal, ter realizado a vacina antitetânica e fazer o pré-natal em um serviço público. Por outro lado, o início do pré-natal após o primeiro trimestre reduziu a prevalência de imunização. Os resultados apontam para a necessidade de reforçar a importância da imunização contra a Influenza entre mulheres grávidas e entre profissionais da saúde, independentemente da gravidade do atual cenário epidemiológico.
Biblioteca responsável: BR1.1