Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Qualidade de vida de pacientes com reações hansênicas / Calidad de vida en pacientes con reacciones hansénicas / Quality of life of patients with leprosy reactions

Lima, Siméia Macêdo de; Brito, Karen Krystine Gonçalves de; Santana, Emanuelle Malzac Freire de; Nóbrega, Matheus de Medeiros; Carvalho, Paula Soares; Oliveira, Simone Helena dos Santos; Silva, Mirian Alves da.
Cogit. Enferm. (Online) ; 24: e62921, 2019. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1055949
RESUMO

Objetivo:

avaliar o impacto da hanseníase na qualidade de vida de pacientes com reações hansênicas.

Método:

estudo transversal e quantitativo realizado com 40 pacientes em janeiro de 2017 em ambulatório de hospital paraibano de referência utilizando questionário contendo dados sociodemográficos e clínico-epidemiológicos e instrumento para avaliação da qualidade vida, The World Health Organization Quality of Life.

Resultados:

observou-se que a dimensão relações sociais sobressaiu-se (64,38) com melhor escore para qualidade de vida, destacando-se elevada satisfação (85%) dos indivíduos. O domínio físico apresentou menor escore (51,07), com 50% de relatos de limitação para realização de atividades devido à dor, todavia todas as dimensões pontuaram acima de 50 pontos, direcionando para boa qualidade de vida.

Conclusão:

a fisiopatologia das reações, as condições de vida e as políticas de saúde são capazes de influenciar a qualidade de vida dos pacientes, refletindo-se sobre a necessidade de fomento às políticas públicas para essa população.
Biblioteca responsável: BR501.1