Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Women with cardiopathy in the context of reproductive planning: contributions of phenomenological hermeneutics / Mujeres con cardiopatia en el contexto del planeamiento reproductivo: contribuciones de la hermenéutica fenomenológica / Mulheres com cardiopatia no contexto do planejamento reprodutivo: contribuições da hermenêutica fenomenológica

Amorim, Thaís Vasconselos; Souza, Ívis Emília de Oliveira; Salimena, Anna Maria de Oliveira; Queiroz, Ana Beatriz Azevedo; Elias, Elayne Arantes.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 24(1): e20190164, 2020.
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: biblio-1056133
RESUMO

Objetivo:

Analisar o movimento existencial da mulher com cardiopatia no contexto do Planejamento Reprodutivo.

Método:

Qualitativo com abordagem fenomenológica Heideggeriana. Foram participantes 17 mulheres cardiopatas com experiência recente de gravidez em instituição referência para risco materno, por meio da entrevista fenomenológica.

Resultados:

Emergiram na análise hermenêutica duas unidades de significados Ficarem mais atentas e preocupadas com o tratamento porque o problema continua o mesmo e; Expressarem não querer mais engravidar porque chegaram no limite e buscarem o planejamento para fazer laqueadura. Conclusão e implicações para a prática O desvelamento do movimento existencial permitiu compreender que, embora as participantes se sentissem seguras com o acompanhamento institucional da gravidez de alto risco, este se mostrou insuficiente no tocante ao Planejamento Reprodutivo. Aponta-se a necessária consideração por parte de enfermeiras e demais profissionais de saúde de que esse planejamento é um importante conjunto de ações para identificar e modificar riscos em mulheres com cardiopatia na perspectiva de melhores resultados perinatais. Deve-se avançar na abrangência dos aspectos subjetivos da mulher e do casal por meio do diálogo, além do trabalho de educação permanente de toda a equipe.
Biblioteca responsável: BR442.1