Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Práticas Integrativas e Complementares na Atenção Primária à Saúde: Percepções dos Gestores dos Serviços / Prácticas Integradoras y Complementarias en la Atención Primaria de Salud: percepciones de los gestores de servicios / Integrative and Complementary Practices in Primary Health Care: Perceptions of Service Managers

Barros, Leylaine Christina Nunes de; Oliveira, Ellen Synthia Fernandes de; Hallais, Janaína Alves da Silveira; Teixeira, Ricardo Antônio Gonçalves; Barros, Nelson Filice de.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 24(2): e20190081, 2020. graf
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1056146
RESUMO Objetivo Compreender os sentidos atribuídos pelos gestores dos Serviços da Região Metropolitana de Goiânia sobre a oferta de Práticas Integrativas e Complementares (PIC) na Atenção Primária à Saúde (APS). Método Estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, realizado entre agosto e dezembro de 2017, com 21 gestores, mediante utilização de entrevistas semiestruturadas que foram gravadas, transcritas e analisadas com a técnica de análise de conteúdo temática. Resultados Os entrevistados demonstraram compreender o contexto em que as PIC estão inseridas, embora tenham apresentado dificuldades e insegurança na sua conceituação. Dos resultados emergiram três categorias, quais sejam PIC para gestores; aspectos positivos e negativos da oferta das PIC para a equipe de saúde; aspectos positivos e negativos da disponibilização das PIC para os usuários dos serviços. Conclusão e implicações para a prática Conclui-se que há forte influência do modelo biomédico em detrimento da integralidade na organização dos serviços de APS, o que implica com a baixa e descontínua oferta das PIC na Região Metropolitana de Goiânia. Esta conclusão convida para a ampliação dos espaços de reflexão sobre a pluralidade de racionalidades de cuidado no Sistema Único de Saúde.
Biblioteca responsável: BR442.1