Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cuidado de enfermagem na perspectiva do mundo da vida da mulher-que-vivencia-linfedema-decorrente-do-tratamento-de-câncer-de-mama / Atención en enfermería en la perspectiva de mundo de la vida de la mujer-que-vivencia-linfedema-decorrente-del-tratamiento-de-cáncer-de-mama / Nursing care on the world of life perspective of women-who-experience-lymphedema-resulting-from the-breast cancer-treatment

Paiva, Andyara do Carmo Pinto Coelho; Elias, Elayne Arantes; Souza, Ívis Emília de Oliveira; Moreira, Marléa Chagas; Melo, Maria Carmen Simões Cardoso de; Amorim, Thaís Vasconselos.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 24(2): e20190176, 2020.
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1056148
RESUMO Objetivo Desvelar sentidos da mulher na vivência do linfedema decorrente do tratamento de câncer de mama e analisar propostas de cuidado na perspectiva do mundo da vida dessa mulher. Método Estudo fenomenológico, fundamentado no referencial teórico e metodológico de Martin Heidegger. Os cenários de pesquisa foram o Hospital Ascomcer e a Fundação Cristiano Varella, ambos em Minas Gerais, Brasil. Procedeu-se entrevista fenomenológica com 13 mulheres que vivenciavam o linfedema por câncer de mama. Resultados As mulheres mostraram-se envergonhadas e chateadas com o braço sem estética. Ficam deprimidas, perdem a autoestima e tentam disfarçar, mas nem sempre é possível. Em alguns momentos, preferem não sair de casa. Sentem dificuldade de comprar roupas que se ajustem no braço edemaciado. O ser-aí-mulher-que-vivencia-o-linfedema-em-decorrência-do-tratamento-de-câncer-de-mama revela-se na aparência e na impessoalidade. O linfedema implica em mudanças físicas visíveis a todos, porém está oculta as dificuldades vividas pelo ser-mulher no cotidiano assistencial. Conclusão e implicações para a prática Cabe ao Enfermeiro considerar a percepção da mulher sobre si mesma em relação a sua imagem corporal para ampliar a sua prática profissional e buscar repensar estratégias de cuidado que aumentem a autoestima e melhorem sua qualidade de vida.
Biblioteca responsável: BR442.1