Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Efeitos da doença e adequação da hemodiálise em pacientes com rigidez arterial / Efectos de la enfermedad y adecuación de la hemodiálisis en pacientes con rigidez arterial / Effects of disease and hemodialysis adequacy in patients with arterial stiffness

Carvalho, Letícia; Cesarino, Claudia Bernardi; Garcia, Leiza Franco; Ribeiro, Rita Helu; Orlandi, Fabiana de Souza; Kusumota, Luciana.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 24(2): e20190068, 2020. tab
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1056153
RESUMO Objetivos Analisar a adequação do tratamento hemodialítico em pacientes com rigidez arterial e associar os efeitos da doença renal com os fatores sociodemográficos e clínicos. Método Estudo epidemiológico, transversal realizado com 149 renais crônicos em tratamento de hemodiálise em hospital escola do interior do Estado de São Paulo. Utilizou-se para medida da rigidez arterial o aparelho de Dyna-MAPA®. Foram aplicados os testes de regressão linear multivariada, t Student e o qui-quadrado para os biomarcadores e a ocorrência de rigidez arterial. Resultados A maioria dos pacientes encontrava em idade produtiva, inativa profissionalmente, do sexo masculino, união estável, fazendo restrição hídrica e alimentar, com menos de 48 meses de tratamento dialítico; 36,9% dos pacientes apresentavam rigidez arterial. Os biomarcadores creatinina, ureia e fósforo estavam aumentados; hematócrito e hemoglobina estavam diminuídos, média de peso interdialítico de 2,34 ± 1,4 kg, e a maioria do Kt/V inadequado. Quanto aos efeitos da doença renal observou-se significância estatística com os inscritos na lista de transplantes, maior tempo de tratamento e aumento da creatinina. Conclusão Estes resultados podem proporcionar a diminuição da morbimortalidade cardiovascular nestes pacientes.
Biblioteca responsável: BR442.1