Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Construction and validation of a sleep hygiene booklet for the elderly / Construcción y validación de un manual para ancianos acerca de la higiene del sueño / Construção e validação de cartilha para idoso acerca da higiene do sono

Carvalho, Khelyane Mesquita de; Figueiredo, Maria do Livramento Fortes; Galindo Neto, Nelson Miguel; Sá, Guilherme Guarino de Moura.
Rev. bras. enferm ; 72(supl.2): 214-220, 2019. tab, graf
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: biblio-1057653
RESUMO

Objetivo:

construir e validar cartilha educativa para idosos, com orientações sobre higiene do sono.

Método:

pesquisa metodológica com construção da cartilha, validação por 22 juízes e avaliação por 22 idosos. O conteúdo foi extraído das orientações da associação brasileira do sono e do manual de saúde do idoso da Secretaria de Direitos Humanos. Foi considerado válido o item com Índice de Validade de Conteúdo (IVC) maior que 0,8 ou cuja proporção de concordância, verificada com o teste binomial, foi estatisticamente igual ou superior a 80%.

Resultados:

a cartilha apresentou 14 orientações para idosos sobre higiene do sono, distribuídas em 25 páginas. Todos os itens foram avaliados como pertinentes e o IVC teve média de 0,95 pelos juízes e 0,95 pelos idosos.

Conclusão:

a cartilha foi construída e validada quanto seu conteúdo e aparência e pode ser utilizada pelos profissionais de saúde nos diversos serviços com o público idoso.
Biblioteca responsável: BR1.1