Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Health behaviors in sexual experiences of women in prison / Comportamientos de salud en las experiencias sexuales de mujeres en la prisión / Comportamentos de saúde nas experiências sexuais de mulheres em situação de cárcere

Oliveira, Karlayne Reynaux Vieira de; Santos, Amuzza Aylla Pereira dos; Silva, Jovânia Marques de Oliveira e; Sanches, Maria Elisângela Torres de Lima; Albuquerque, Jessica de Melo; Moraes, Marianny Medeiros de.
Rev. bras. enferm ; 72(supl.3): 88-95, 2019.
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: biblio-1057690
RESUMO

Objetivo:

descrever os comportamentos de saúde relacionados às experiências sexuais de mulheres do sistema prisional feminino no período de janeiro a março de 2017.

Método:

estudo descritivo com abordagem qualitativa. Utilizou-se um questionário semiestruturado contendo perguntas mistas e consulta aos prontuários. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo de Bardin e adotou-se como referencial a Teoria das Necessidades Humanas Básicas.

Resultados:

participaram do estudo 18 mulheres, jovens, solteiras, pardas, com nível fundamental completo. Após esta caracterização, foram evidenciadas duas categorias Comportamentos de saúde nas vivências sexuais e Assistência à saúde frente às vivências sexuais, onde 33,3% descreveram comportamentos de saúde como ações de prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), 27,7% associam ao uso de preservativo masculino, 16,6% à prevenção de gravidez indesejada, 11,1% aos cuidados de saúde e higiene. Considerações finais evidenciou-se que os comportamentos de saúde relatados pelas mulheres nas experiências sexuais estão associados a ações de prevenção a IST's, uso da camisinha, gravidez indesejada e cuidados com a saúde e higiene. Entretanto, é possível inferir que as mesmas compreendem e possuem conhecimento superficial acerca dos comportamentos de saúde e que não há adoção da prática regular nas suas experiências sexuais.
Biblioteca responsável: BR1.1