Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Early stimulation in the development of children with microcephaly: maternal perception / Estimulación precoz en el desarrollo del niño con microcefalia: percepción materna / Estimulação precoce diante do desenvolvimento da criança com microcefalia: percepção materna

Oliveira, Brena Shellem Bessa de; Melo, Francisca Mayra de Sousa; Oliveira, Rhaiany Kelly Lopes de; Figueiredo Neta, Joana Furtado de; Monteiro, Flávia Paula Magalhães; Joventino, Emanuella Silva.
Rev. bras. enferm ; 72(supl.3): 139-146, 2019.
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: biblio-1057719
RESUMO

Objetivo:

Conhecer a percepção materna acerca da estimulação precoce e sua repercussão no desenvolvimento da criança com microcefalia associada ao zika vírus.

Método:

Estudo qualitativo, realizado de junho a agosto de 2017 com cinco mães de crianças diagnosticadas com microcefalia associada ao zika vírus. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais com roteiro semiestruturado e avaliados pela análise de conteúdo, em sua modalidade temática.

Resultados:

Verificou-se que as mães reconheceram os benefícios e os avanços no desenvolvimento da criança após o início da estimulação precoce. Ressalta-se que a dificuldade de transporte foi o principal motivo para a falta de assiduidade nas consultas, e que o curto tempo de estimulação consistiu na principal fragilidade do serviço. Considerações finais O reconhecimento da percepção materna e das dificuldades e fragilidades do serviço podem contribuir na elaboração de políticas públicas e no planejamento da assistência holística à criança com microcefalia e sua família.
Biblioteca responsável: BR1.1