Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Low Chronic Self-Esteem and Low Situational Self-Esteem: a literature review / Baja Autoestima Crónica y Baja Autoestima Situacional: una revisión de la literatura / Baixa Autoestima Crônica e Baixa Autoestima Situacional: uma revisão de literatura

Castro, Natália Barreto de; Lopes, Marcos Venícios de Oliveira; Monteiro, Ana Ruth Macedo.
Rev. bras. enferm ; 73(1): e20180004, 2020. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1057734
RESUMO

Objetivo:

desenvolver uma revisão de literatura acerca da baixa autoestima e dos componentes dos diagnósticos de enfermagem "Baixa Autoestima Crônica" e "Baixa Autoestima Situacional" em pacientes com humor deprimido.

Método:

revisão integrativa de literatura realizada no portal Pubmed e nas bases bibliográficas eletrônicas Scopus e Web of Science. Utilizaram-se os descritores depression e self-esteem, resultando em 32 artigos.

Resultados:

a literatura apontou 7 indicadores clínicos e 14 fatores etiológicos para baixa autoestima.

Conclusão:

os indicadores clínicos "Ideação suicida" e "Enfretamento ineficaz" apresentaram maior predominância no estudo. Os fatores etiológicos "Eventos estressantes" e "Estigmatização" foram os mais frequentes, sendo ambos sugeridos como novos fatores relacionados para baixa autoestima. O reconhecimento do diagnóstico de enfermagem pode contribuir para elaboração de estratégias de intervenções pelo enfermeiro, conforme a urgência diagnóstica e as particularidades do indivíduo.
Biblioteca responsável: BR1.1