Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Research in nursing and modification of the knowledge tree in CNPq: contribution to science / Investigación en enfermería y modificación del árbol del conocimiento en CNPq: contribución a la ciencia / Pesquisa em enfermagem e a modificação da árvore do conhecimento no CNPq: contribuição à ciência

Barros, Alba Lúcia Bottura Leite de; Nóbrega, Maria Miriam Lima da; Santos, Rosângela da Silva; Cézar-Vaz, Marta Regina; Pagliuca, Lorita Marlena Freitag.
Rev. bras. enferm ; 73(1): e20170911, 2020. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1057747
RESUMO

Objetivo:

identificar demandas de financiamento das subáreas de conhecimento do CNPq, dados sobre pesquisadores, grupos de pesquisa, sua distribuição nas regiões do Brasil e sua aproximação com prioridades de pesquisa em saúde do Ministério da Saúde e do novo arcabouço da árvore de conhecimento da área.

Método:

estudo descritivo desenvolvido com dados entre 2009 e 2014, sobre pesquisadores, financiamento e áreas de pesquisa, fornecidos pela Diretoria de Ciências Agrárias Biológicas e Saúde.

Resultados:

há concentração de pesquisadores e grupos de pesquisa no Sudeste. As áreas da Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde mais contempladas foram Doenças Não Transmissíveis, Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde da Mulher e Doenças Transmissíveis. As concessões realizadas puderam ser classificadas na atual árvore do conhecimento. Considerações finais A análise permite a visualização das demandas das subáreas e pertinência da modificação da nomenclatura da árvore do conhecimento, refletindo a produção gerada pela área.
Biblioteca responsável: BR1.1