Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Mobile care service for psychiatric urgencies and emergencies: perception of nursing workers / Atención móvil de urgencias y emergencias psiquiátricas: percepción de los trabajadores de enfermería / Atendimento móvel às urgências e emergências psiquiátricas: percepção de trabalhadores de enfermagem

Oliveira, Lucídio Clebeson de; Menezes, Harlon França de; Oliveira, Richardson Lemos de; Lima, Dhyanine Morais de; Fernandes, Sâmara Fontes; Silva, Richardson Augusto Rosendo da.
Rev. bras. enferm ; 73(1): e20180214, 2020.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1057759
RESUMO

Objetivo:

Compreender como os trabalhadores de enfermagem percebem o cuidado às pessoas em situações de urgências e emergências psiquiátricas no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Método:

Estudo descritivo, de natureza qualitativa, realizado no Nordeste do Brasil com 34 trabalhadores de enfermagem do SAMU. Os dados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada e tratados pela Análise Temática.

Resultados:

A análise das entrevistas permitiu a identificação de três categorias prática mecanicista, necessidade de qualificação e (des)humanização da assistência. Foi possível identificar que o cuidado ofertado aos usuários em situação de urgência ou emergência psiquiátrica é baseado em ações mecanicistas e pontuais. Considerações finais Os trabalhadores de enfermagem percebem que o cuidado às pessoas em situações de urgências e emergências psiquiátricas no SAMU é baseado principalmente em medidas de contenção física e química, tornando a assistência pouco resolutiva e desumanizada e suscitando a necessidade de qualificação profissional.
Biblioteca responsável: BR1.1