Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Risks of enteral nutritional therapy: a clinical simulation / Riesgos de la terapia nutricional enteral: una simulación clínica / Riscos da terapia nutricional enteral: uma simulação clínica

Corrêa, Ana Paula Almeida; Nora, Carlise Rigon Dalla; Sousa, Gabriele Peres de; Santos, Valessa Jamile dos; Viegas, Graziela Lenz; Agea, José Luís Díaz; Oliveira, Adriana Catarina de Souza; Beghetto, Mariur Gomes.
Rev. gaúch. enferm ; 41(spe): e20190159, 2020.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1058520
Resumo

Objetivo:

Conhecer a percepção dos técnicos de enfermagem sobre os riscos ao paciente em uso de terapia nutricional enteral, durante um cenário de simulação clínica.

Método:

Estudo qualitativo, utilizou a simulação clínica com técnicos de enfermagem de um hospital universitário do Sul do Brasil, em agosto de 2017. As sessões foram gravadas em áudio e, posteriormente, transcritas. Para a análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo.

Resultados:

A análise resultou em quatro categorias Riscos relacionados com a sonda; Riscos relacionados com a dieta; Riscos relacionados à contaminação e Riscos relacionados à rotina de cuidados.

Conclusão:

A simulação clínica permitiu que os técnicos de enfermagem identificassem riscos na prática de administração de terapia nutricional enteral e meios de minimizá-los. Promover espaços para a educação permanente no serviço, utilizando metodologia de simulação clínica, oportuniza a reflexão crítica, o que pode contribuir para cuidados de enfermagem mais seguros, efetivos e de qualidade.
Biblioteca responsável: BR1.1