Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevenção ao suicídio na atenção básica: concepção de enfermeiros / Suicide prevention in primary care: a nursing vision / Prevención del suicidio en la atención básica: visión de los enfermeros

Sousa, Juliana Ferreira de; Sousa, Valquíria de Carvalho; Carvalho, Cláudia Maria Sousa de; Amorim, Fernanda Cláudia Miranda; Fernandes, Márcia Astrês; Coelho, Magda Coeli Vitorino Sales; Silva, Joyce Soares e.
rev. cuid. (Bucaramanga. 2010) ; 10(2): e609, mayo-ago. 2019. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF, COLNAL | ID: biblio-1059193
Resumo Introdução O suicídio no Brasil se configura como um problema de saúde pública. A Atenção Básica tem um papel fundamental na abordagem, prevenção e tratamento dos casos. Nesta perspectiva o Enfermeiro como integrante de equipe da Atenção Básica é de fundamental importância na prevenção desse agravo. Dessa forma, o estudo objetiva descrever a opinião de Enfermeiros da Atenção Básica acerca da prevenção do suicídio à luz das políticas públicas vigentes no Brasil. Materiais e Métodos Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória, de natureza qualitativa, realizada em Unidades Básicas de Saúde de Teresina, Piauí. Os participantes corresponderam a 18 Enfermeiros. Os dados coletados foram processados pelo software IRAMUTEQ. Resultados A análise lexical evidenciou dois eixos temáticos, compostos por cinco classes semânticas, a saber A articulação da rede de cuidados e o suporte familiar, contendo a classe I- O enfrentamento de situações e o papel do Enfermeiro; Classe V- O referenciamento como medida de cuidado; Classe II- As rede de atenção à saúde como fator de proteção; Classe III- A carência de capacitação como lacuna na atuação de Enfermeiros na prevenção do suicídio; Classe IV- A essencialidade das ações de saúde na prevenção do suicídio. Discussão e Conclusões Considera-se que o Enfermeiro da Atenção Básica tem competência para atuar na prevenção do suicídio, ao conseguir articular ações e serviços existentes na rede de atenção à saúde.
Biblioteca responsável: CO646.1