Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Círculo de cultura junto a agentes comunitários de saúde: uma vivência no programa mais médicos / Culture Circle with Community Health Agents: in experience in the More Doctors Program

Mourão Netto, José Jeová; Protásio, Ligia Maria Benevinuto de Sousa; Goyanna, Natália Frota; Rodrigues, Antonia Regynara Moreira; Cavalcante, Ana Egliny Sabino; Mendes, Janice D'Ávila Rodrigues; Vasconcelos, Maria Aparecida Sousa; Aragão, Otávia Cassimiro.
Saúde Redes ; 2(3): 301-307, jul. - set. 2016.
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1087253

Objetivos:

objetivou-se sistematizar uma vivência no Programa Mais Médicos.

Métodos:

trata-se da sistematização de uma experiência, tendo como substrato a operacionalização de um Projeto de Intervenção junto a Agentes Comunitários de Saúde, viabilizada pelo Círculo de Cultura de Paulo Freire. A intervenção ocorreu nos meses de dezembro de 2015 e janeiro de 2016, em um total de 3 encontros com 5 Agentes Comunitários de Saúde, tendo a médica da Unidade Básica de Saúde como facilitadora. Os três encontros obedeceram à orientação do método proposto por Paulo Freire investigação dos temas geradores; codificação e descodificação; desvelamento crítico.

Resultados:

os encontros iniciaram-se com a distribuição dos temas geradores de forma aleatória. Em seguida, solicitou-se que os participantes discorressem sobre o tema gerador e que relação ele mantinha com o câncer de pele, para em seguida ocorrer o desvelamento crítico, aprofundando a discussão sobre a representação de cada palavra e quais suas implicações para os usuários da Unidade Básica de Saúde e para os profissionais, enfatizando que relação ela mantinha com a prevenção e a identificação precoce do câncer de pele.

Conclusões:

a intervenção permitiu (re)significar saberes e fazeres, ampliando o olhar e despertando para novas estratégias de ação no território, além de fortalecer vínculos entre a equipe, oportunizando reflexões sobre a formação, o processo de trabalho e o ser profissional médico. (AU)
Biblioteca responsável: BR1973.9