Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Visão de mundo de jovens escolares de um município do Estado do Piauí-BRA / Worldview of young schoolchildren from a municipality in the state of Piauí-BRA / Visión de mundo de jóvenes escolares de un municipio del estado de Piauí-BRA

Castro, Antonia de Maria Rodrigues de Sousa; Silva, Maria Adelane Monteiro da; Parente, José Reginaldo Feijão.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 12: 449-454, jan.-dez. 2020. ilus
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1087425

Objetivo:

conhecer a visão de mundo que os jovens escolares de um município da região nordeste do Piauí ­ BRA têm sobre sua realidade.

Método:

qualitativo, exploratório, realizado entre abril a setembro de 2016, com 10 mães e 10 adolescentes entre 12 e 15 anos, do sexto ano do Ensino Fundamental. A coleta de dados, foi entrevista semiestruturada, visita domiciliaria e observação livre no intervalo das aulas, na análise os mapas e árvore de associação de ideias de Spink.

Resultados:

necessitam de espaços e lazer como brincar, andar de bicicleta e jogar futebol. Sentem a ausência dos pais; muitos não residem na mesma casa ou trabalham o dia inteiro. Vimos a escola como espaço de socialização, porém, não oferece atividades para tal.

Conclusão:

a necessidade de lazer, de brincar e de uma ambiência para essas atividades, foram evidenciados e interferem na promoção da saúde dos adolescentes
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1