Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Alimentação e Comunicação: Vídeo para Orientação de Cuidadores de Idosos / Food and Communication: Video for Guiding Elderly Caregivers

Cunha, Divany Guedes Pereira da; Almeida, Larissa Nadjara Alves; Wanderley, Renata Maria Mota; Bittencourt, Greicy Kelly Gouveia Dias; Alves, Giorvan Anderson dos Santos; Amaral, Ana Karênina de Freitas J. do; Bezerra, Roberta Gouveia da Silva.
Rev. bras. ciênc. saúde ; 24(1): 147-158, 2020. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1087541

Objetivo:

Analisar o conhecimento dos cuidadores formais com relação aos aspectos da alimentação e da comunicação com a pessoa idosa e elaborar um vídeo com orientações para o cuida-dor formal.

Metodologia:

Pesquisa realizada em instituições de longa permanência para idosos no Município de João Pessoa, Paraíba. Tornaram-se participantes 34 cuidadores de idosos. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário construído a partir das explanações da literatura sobre disfagia, linguagem e cognição. Na análise dos dados foi utilizada a es-tatística descritiva por meio da frequência absoluta, percentual e do teste de proporções. Foi elaborado o script do vídeo e as cenas avaliadas por 6 juízes. Todos concordaram com as cenas de forma unânime, sendo então o vídeo considerado confiável. Os juízes realizaram sugestões nas cenas e as mesmas foram analisadas por meio da estatística descritiva. Em seguida, foi realizada a edição do vídeo.

Resultados:

Os cuidadores não têm conhecimento das dificuldades de fala, audição, cognição do idoso e das estratégias que facilitam essas funções. Tam-bém, não mostram conhecer as dificuldades de alimentação dos idosos, embora realizem estratégias facilitadoras. Como produto final foi elaborado um vídeo de orientação ao profissio-nal cuidador.

Conclusão:

Ressalta-se a importância do vídeo para orientações com relação a alimentação e a comunicação, propiciando melhora na qualidade de vida da pessoa idosa institucionalizada. (AU)
Biblioteca responsável: BR8.1
Localização: BR8.1; v.24,n.1