Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Vivência de enfermeiros acerca dos cuidados paliativos / Nurses' livingness about palliative care / Vivencia de enfermeros acerca de los cuidados paliativos

Santos, Andrea Moreira dos; Narciso, Antonio Carlos; Evangelista, Carla Braz; Filgueiras, Thaynara Ferreira; Costa, Marta Miriam Lopes; Cruz, Ronny Anderson de Oliveira.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 12: 484-489, jan.-dez. 2020. []
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1087563

Objetivo:

analisar a percepção de enfermeiros acerca da sua vivência em cuidados paliativos.

Método:

estudo descritivo e exploratório com abordagem qualitativa realizado em um hospital de referência em cuidados paliativos. A amostra foi constituída por 12 enfermeiros assistenciais. Para coleta de dados foi realizada uma entrevista com um roteiro semiestruturado composto por duas partes a primeira abrangendo dados sociodemográficos e a segunda contemplava quatro questões para atender aos objetivos do estudo. Os dados oriundos da entrevista foram transcritos e em seguida avaliados mediante análise de conteúdo que permitiu a construção de três categorias percepções acerca do que são cuidados paliativos; pontos relevantes a serem considerados para a realização dos cuidados paliativos; e o manejo da dor em cuidados paliativos.

Resultados:

os enfermeiros destacam que os cuidados paliativos devem contemplar não só a atenção aos pacientes, mas a família, ainda revelando sentimentos e medidas importantes como afeto, carinho e conforto.

Conclusão:

há um processo de efetivação acerca dos princípios que permeiam esse tipo de cuidado e cabe salientar que é um serviço novo que está em processo de formação e capacitação contínuo, o que tem contribuído para os

resultados:

Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1