Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Direito à saúde à população em situação de rua / Right to health for homeless people

Nascimento, Jussiana Pereira; Santos, Carolina Teixeira; Vieira, Sheylla Nayara Sales; Nery, Tatiana Costa; Cruz, Gislene Sanches; Santos, Mona Freitas; França, Lays Santos; Santos, Andresa Teixeira.
Rev. enferm. UFPE on line ; 13: [1-6], 2019.
Artigo em Português | BDENF | ID: biblio-1087966

Objetivo:

descrever a experiência de uma oficina realizada com pessoas em situação de rua sobre Direito à Saúde.

Método:

trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, realizado durante o desenvolvimento da disciplina Saúde do Homem de um Curso de Enfermagem. Elencou-se como campo da pesquisa um Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua que atende 18 usuários de ambos os sexos, jovens, adultos e idosos. Apresentaram-se os resultados em forma de relato.

Resultados:

observou-se que a percepção dos usuários em relação ao conceito de saúde está atrelada ao senso de saúde como a ausência da doença, e apenas um participante demonstrou um conhecimento mais amplo sobre a percepção de saúde ao usar o termo felicidade para afirmar que é saudável.

Conclusão:

entende-se que as políticas públicas voltadas para a validação do direito à saúde à população em situação de rua ainda precisam ser aperfeiçoadas com a execução de estratégias específicas que tenham o intuito de promover e proteger a saúde de tais indivíduos que são extremamente vulneráveis ao adoecimento.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1