Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Necesidades de salud: experiencia de mujeres mayores de un centro de día / Health needs: experience of older women in a day center / Necessidades de saúde: experiência de mulheres idosas num centro de dia

Rojas Espinoza, Jessica Belen; García Hernández, María de Lourdes; Cárdenas Becerril, Lucila; Arana Gómez, Beatriz; Kempher, Silvana Silveira; Rico González, María de Lourdes.
Revista de Enfermagem Referência ; 4(23): 69-80, 23-12-2019. tab
Artigo em Espanhol | BDENF | ID: biblio-1088073
ENQUADRAMENTO A população de idosos é vulnerável a mostrar efeitos sobre as suas condições de saúde, sociais, económicas, culturais ou políticas em que se desenvolvem.

OBJETIVO:

Descrever as necessidades de saúde das mulheres idosas que frequentam um centro de dia.

METODOLOGIA:

Estudo misto, com uma população de 490 mulheres e amostra de 177. Aplicou-se o questionário de 11 padrões funcionais de Marjory Gordon com 60 itens e uma confiabilidade de 0,735; bem como uma entrevista em profundidade em 10 participantes. Os dados foram analisados com medidas de tendência central e análise de conteúdo.

RESULTADOS:

As necessidades das mulheres idosas foram analisadas de forma integral (física, social, emocional e espiritual). A maioria sofre de diabetes mellitus tipo 2 ou hipertensão. Quase metade tem problemas com excesso de peso, prisão de ventre e inchaço. Não há acompanhamento de ações preventivas em saúde, apenas curativas.

CONCLUSÃO:

As necessidades identificadas são orientação nutricional, prevenir e superar desconfortos físicos, continuar em movimento, reduzir o stress e ansiedade.
Biblioteca responsável: PT45