Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Satisfação e insatisfação no trabalho de gestores na estratégia saúde da família / Satisfacción e insatisfacción en el trabajo de gestores en la estrategia de as salud de la familia / Satisfaction and dissatisfaction in the work of managers in the family health strategy

Nunes, Anna Carolina Bornhausen; Pires, Denise Elvira Pires de; Machado, Rosani Ramos.
Cogit. Enferm. (Online) ; 25: e61440, 2020. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1089630
RESUMO

Objetivo:

identificar e analisar os fatores geradores de satisfação e insatisfação nas atividades de gestores que atuam na Estratégia Saúde da Família.

Método:

abordagem qualitativa, amparada pelos referenciais teóricos do processo de trabalho, satisfação e insatisfação de Dejours. Entrevistou-se sete gestores de Unidades Básicas de Saúde das regiões geográficas de Florianópolis entre setembro de 2016 e julho de 2017. Para o tratamento dos dados, foi utilizado o programa Atlas.tiversão 7.5.

Resultados:

dentre os fatores geradores de satisfação, destacaram-se a cooperação e boas relações com as equipes que prestam assistência aos usuários, a resolutividade da assistência e o bom relacionamento com os usuários; fatores geradores de insatisfação déficit/problemas com a força de trabalho; déficit/problemas com os instrumentos de trabalho e não capacitação para ser gestor.

Conclusão:

boas relações de trabalho e desenvolvimento de práticas resolutivas impactam positivamente. Déficit nas condições e relações de trabalho são significativos na insatisfação no trabalho.
Biblioteca responsável: BR501.1