Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepção de pacientes sobre a prática de yoga em unidade de internação psiquiátrica em hospital geral / Percepción de los pacientes sobre la práctica del yoga en una unidad de internación psiquiátrica de un hospital general / Patients' perception of yoga practice in a psychiatric inpatient unit of a general hospital

Silva Filho, José Augusto da; Schneider, Jacó Fernando; Camatta, Marcio Wagner; Nasi, Cíntia; Tisott, Zaira Letícia; Schmid, Michele.
Cogit. Enferm. (Online) ; 25: e65641, 2020.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1089631
RESUMO

Objetivo:

compreender o significado da prática de yoga para pacientes em uma Unidade de Internação Psiquiátrica em um Hospital Geral.

Método:

pesquisa qualitativa, com o referencial teórico-filosófico da fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty. Participaram do estudo 15 pacientes de uma Unidade de Internação Psiquiátrica de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados no segundo semestre de 2017, por meio de entrevistas, e analisados mediante análise fenomenológica.

Resultados:

o fenômeno em estudo foi sustentado pelas unidades temáticas emergir da corporeidade; sensações de bem-estar, leveza, tranquilidade e paz; melhora no padrão de pensamento; quebra de paradigmas; melhoria na qualidade do sono; movimento de temporalidade.

Conclusão:

a prática de yoga com pacientes de uma Unidade de Internação Psiquiátrica proporcionou melhor entendimento dos conceitos e percepções dessa prática milenar por eles, observando-se nas falas a riqueza de vivências e impactos positivos em sua saúde mental.
Biblioteca responsável: BR501.1