Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Epidemiological analysis of spinal cord injury in the city of joinville (sc) / Análise epidemiológica de trauma raquimedular na cidade de joinville (sc) / Análisis epidemiológico de trauma raquimedular en la ciudad de joinville (sc)

Pizetta, Guilherme Rohden; Maçaneiro, Carlos Henrique; Lauffer, Rodrigo Fetter; Miyamoto, Ricardo Kiyoshi; Ferreira, Ana Paula Bonilauri; Santos, Ricardo André Acácio dos.
Coluna/Columna ; 19(1): 48-51, Jan.-Mar. 2020. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1089636
RESUMO Objetivo O presente estudo propõe uma análise retrospectiva relacionada ao traumatismo raquimedular de um hospital de referência regional em Ortopedia e Traumatologia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), considerando dados epidemiológicos, comparações entre tratamentos e custos das internações. Métodos Trata-se de um estudo retrospectivo, analítico-descritivo de análise exploratória documental, utilizando dados de prontuários médicos de pacientes atendidos com traumatismo raquimedular durante o ano de 2016 no Hospital Municipal São José (Joinville - SC). Resultados Foram incluídos no estudo 23 pacientes, sendo 20 (87%) do sexo masculino. Quanto à etiologia, os acidentes de trânsito foram responsáveis por 47,8% dos casos e os ferimentos por arma de fogo ocuparam o segundo lugar com 26,1% dos agravos. A correlação entre o custo da internação e os dias da internação foi estatisticamente significativa (p=0,013), assim como a correlação entre o custo da internação e o número de procedimentos (p=0,000). Conclusões O tratamento cirúrgico demanda maior quantidade de recursos financeiros e humanos. O propósito do presente trabalho consiste em fornecer os dados epidemiológicos locais para fomentar a discussão de outros trabalhos, assim como o planejamento para alocação de recursos e de políticas públicas. Nível de evidência II; Estudo Retrospectivo.
Biblioteca responsável: BR15.3
Localização: BR15.3