Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Competências dos enfermeiros na estratégia Saúde da Família / Competencias de los enfermeros en la estrategia Salud de la Familia / Competences of nurses in the Family health Strategy

Lopes, Olívia Cristina Alves; Henriques, Sílvia Helena; Soares, Mirelle Inácio; Celestino, Lázaro Clarindo; Leal, Laura Andrian.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 24(2): e20190145, 2020.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1090263
RESUMO Objetivos Analisar as competências profissionais de enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde com equipes de Saúde da Família de um município do Sul de Minas Gerais e as estratégias utilizadas para o desenvolvimento dessas competências. Método Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa, do qual participaram 19 enfermeiros que atuam nas Unidades Básicas de Saúde com equipes de Saúde da Família. Para a coleta de dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, realizadas no período de maio a junho de 2018. Para a análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo indutiva. Resultados Identificaram-se oito competências necessárias ao enfermeiro, tais como liderança; educação permanente; ética; comunicação; gestão de pessoas e de recursos materiais; trabalho em equipe; cuidado à saúde; tomada de decisão - bem como estratégias organizacionais e individuais para desenvolvê-las. Conclusões e implicações para a prática A identificação de um perfil de competências para o enfermeiro deve provocar reflexão dos gestores em saúde e centros formadores para a elaboração e implementação de estratégias institucionais essenciais que promovam o aprimoramento destes profissionais, a fim de nortear o seu trabalho.
Biblioteca responsável: BR442.1