Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prática colaborativa interprofissional e assistência em enfermagem / Práctica colaborativa interprofesional y atención en enfermería / Interprofessional collaborative practice and nursing care

Santos, George Luiz Alves; Valadares, Glaucia Valente; Santos, Sheilane da Silva; Moraes, Carlos Robson Baptista Mello; Mello, Júlio Cesar Martins de; Vidal, Leandro Luiz Silva.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 24(3): e20190277, 2020. graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1090274
Resumo Objetivo Refletir sobre os argumentos que ampliam a compreensão da atuação do enfermeiro, considerando a prática colaborativa e buscando possíveis nexos entre os elementos substantivos da assistência em enfermagem e a prática colaborativa interprofissional. Método Estudo teórico-reflexivo, baseado nos aspectos da assistência em enfermagem. Resultados Elementos que corroboraram a prática autônoma e a colaborativa foram identificados na nova estrutura diagnóstica proposta pela NANDA-I e nas intervenções da Classificação das Intervenções de Enfermagem. Essa discussão categorizou três pontos teóricos reflexivos Prática Colaborativa Interprofissional Convergência de Olhares; Diagnósticos de Enfermagem Autonomia e Pontos de Interseção; e Intervenções de Enfermagem Autonomia e Pontos de Interseção. Conclusão e implicação para a prática A discussão da prática do enfermeiro, considerando o assistir e o fazer colaborativo, permite compreender o que lhe é próprio e particular à enfermagem, mas tal prática dialoga com outros saberes, fazendo nexo com as discussões que desafiam a atuação interprofissional em saúde.
Biblioteca responsável: BR442.1