Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Terminologia especializada de enfermagem para o cuidado de pessoas com síndrome metabólica / Terminología especializada de enfermería para el cuidado a la persona con síndrome metabólica / Specialized nursing terminology for the care of people with metabolic syndrome

Félix, Nuno Damácio de Carvalho; Nascimento, Maria Naiane Rolim; Ramos, Natana de Morais; Oliveira, Célida Juliana de; Nóbrega, Maria Miriam Lima da.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 24(3): e20190345, 2020. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1090285
RESUMO Objetivo Construir uma terminologia especializada de enfermagem para o cuidado de pessoas com síndrome metabólica na Atenção Primária à Saúde. Método Estudo metodológico, realizado a partir da identificação dos conceitos de enfermagem para o cuidado à pessoa com a síndrome, validação dos conceitos com enfermeiros especialistas e mapeamento cruzado com os conceitos primitivos da CIPE® 2017. Resultados Dos conceitos extraídos, 489 envolveram as necessidades psicobiológicas, psicossociais e psicoespirituais. Destes, 441 conceitos foram validados e submetidos ao mapeamento e à análise de similaridade e abrangência, a qual possibilitou eliminação de conceitos considerados sinônimos, culminado em 389 conceitos relacionados às necessidades de pessoas com síndrome metabólica, em que 43,7% dos conceitos validados não constavam na versão 2017 da CIPE®. Do total de conceitos constantes e não constantes, 42,3% foram classificados no eixo Ação, seguido do eixo Foco (34,9%). Conclusão e implicações para a prática Com o alcance do objetivo, têm-se o avanço no conhecimento sobre a utilização da CIPE®, com uma proposta de uniformização da linguagem profissional para o cuidado de pessoas com síndrome metabólica, com potencial para incrementar sistemas de informação da Atenção Primária à Saúde com indicadores do cuidado de enfermagem para pessoas com agregação de fatores de risco cardiovascular.
Biblioteca responsável: BR442.1