Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Meanings and dimensions of cancer by sick people - a structural analysis of social representations / Sentidos y dimensiones del cáncer por personas enfermas - análisis estructural de las representaciones sociales / Sentidos e dimensões do câncer por pessoas adoecidas - análise estrutural das representações sociais

Wakiuchi, Julia; Oliveira, Denize Cristina de; Marcon, Sonia Silva; Oliveira, Magda Lúcia Felix de; Sales, Catarina Aparecida.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 54: e03504, 2020. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1091971
Resumo

Objetivo:

Descrever os conteúdos e a estrutura da representação social do câncer.

Método:

Estudo qualitativo, embasado na Teoria das Representações Sociais, realizado em uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia. Para a coleta de dados, empregaram-se questionário de caracterização sócio-ocupacional e clínica e formulário de evocações livres em 100 pacientes com câncer em tratamento quimioterápico e entrevistas em profundidade com 29 deles. A análise foi realizada com auxílio do software EVOC.

Resultados:

Participaram do estudo 100 pacientes. A representação social do câncer possui em seu núcleo central as palavras doença normal, difícil, morte e medo. A aparente ambivalência entre a continuidade da vida e sua finitude como significados estruturadores dessa representação permite estabelecer uma hipótese inferencial que relaciona a doença normal à possibilidade de tratamento, controle e cura do câncer, enquanto o medo da morte permanece no campo representacional atrelado à doença, que possui um tratamento difícil de ser enfrentado.

Conclusão:

As representações sociais do câncer, a partir das inter-relações apresentadas, propiciam reflexões que podem contribuir para o incremento do cuidado individual e social do paciente com neoplasia maligna e sua família, nos serviços de saúde.
Biblioteca responsável: BR41.1