Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Theoretical, methodological and analytical aspects of ethnographic research in obstetric nursing: an integrative review / Aspectos teóricos, metodológicos y analíticos de investigaciones etnográficas en enfermería obstétrica: revisión integrativa / Aspectos teóricos, metodológicos e analíticos de pesquisas etnográficas em enfermagem obstétrica: revisão integrativa

Belém, Jameson Moreira; Pereira, Emanuelly Vieira; Rebouças, Vitória de Cássia Félix; Borges, José Wicto Pereira; Pinheiro, Ana Karina Bezerra; Quirino, Glauberto da Silva.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 54: e03547, 2020. tab, graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1091972
Resumo

Objetivo:

Caracterizar as pesquisas etnográficas na área de enfermagem obstétrica quanto a seus aspectos teóricos, metodológicos e analíticos.

Método:

Revisão integrativa realizada nas bases de dados MEDLINE®, LILACS, BDENF e CINAHL, bem como na biblioteca virtual SciELO.

Resultados:

Após processo de triagem e leitura na íntegra das referências primárias, 30 artigos formaram o corpus analítico. Os métodos mais utilizados foram etnoenfermagem, etnografia e etnografia institucional; o tempo de imersão no campo variou entre 12 visitas e 48 meses, ocorrendo em contextos institucionais. As principais técnicas de coleta de dados foram observação, entrevistas individuais e guias capacitadores da etnoenfermagem. Os dados foram organizados sob a forma de temas e subtemas, analisados por meio do guia de análise da etnoenfermagem, tendo como referencial teórico a Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural.

Conclusão:

Estudos etnográficos na área de enfermagem obstétrica situam-se no âmbito das microetnografias e são operacionalizados com aporte em referenciais teórico-metodológicos da enfermagem, sendo úteis para se analisar a complexidade dos fenômenos que envolvem o cuidado de enfermagem obstétrico, com foco nas perspectivas etic (profissionais) e emic (mulheres).
Biblioteca responsável: BR41.1