Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Social representations of agressive men denounced for violence against women / Representaciones sociales de hombres agresores denunciados acerca de la violencia contra la mujer / Representações sociais de homens agressores denunciados acerca da violência contra a mulher

Madureira, Alexandra Bittencourt; Mantovani, Maria de Fátima; Silva, Ângela Taís Mattei da; Souza, Pollyana Bahls de; Ferraz, Maria Isabel Raimondo; Raimondo, Maria Lúcia.
Rev. chil. anest ; 49(2): e20180824, 2020.
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1092527
RESUMO Objetivos: Conhecer as representações sociais de homens denunciados por agressão acerca da violência contra a mulher. Métodos: Estudo qualitativo alicerçado na Teoria das Representações Sociais, realizado com 12 homens denunciados por violência contra a mulher. Os dados foram coletados de fevereiro de 2015 a abril 2016, por meio de entrevista focalizada na Delegacia Especial da Mulher de Guarapuava. A análise se deu a partir da transcrição, codificação e utilização do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaire. Resultados: Estabeleceram-se quatro classes: de geração à geração: o propagar da violência; sentimentos e comportamentos diante da violência; repercussões da violência para o agressor; e, o agressor e a sua vitimização. Considerações finais: Os homens representam aviolência conjugal mediante a vitimização e culpabilização da mulher. O convívio desses homens com a violência vem desde sua infância e a consequência temida por eles é a prisão.
Biblioteca responsável: BR21.1