Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Homeless people's social representations about self-care / Representaciones sociales de personas en situación de calle acerca del "cuidar de sí" / Representações sociais de pessoas em situação de rua sobre "cuidar de si"

Silva, Dejeane de Oliveira; Oliveira, Jeane Freitas de; Porcino, Carle; Gomes, Antônio Marcos Tosoli; Suto, Cleuma Sueli Santos; Carvalho, Evanilda Souza de Santana.
Rev. chil. anest ; 49(2): e20180956, 2020. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1092529
RESUMO

Objetivos:

apreender e analisar a estrutura das representações sociais de pessoas em situação de rua sobre o cuidado de si.

Métodos:

pesquisa fundamentada na teoria das representações sociais, com 122 pessoas em situação de rua. Aplicou-se questionário semiestruturado e técnica de evocações livres com o termo indutor "cuidar de mim é". As evocações foram processadas pelos softwares Evoc e Iramuteq, permitindo identificar elementos centrais, periféricos e a conexidade entre eles.

Resultados:

para o grupo pesquisado, "se alimentar, ter higiene pessoal, se prevenir e ir ao médico" são ações e atitudes que representam o cuidado de si. Nas ruas, "se alimentar" é uma ação essencial para (sobre)vivência que sustenta as demais. Considerações finais apesar de comportamentos pautados no modelo biomédico, o cuidado de si foi representado por ações ampliadas para satisfazer as necessidades humanas básicas. Esse estudo oferece elementos de reflexão para repensar práticas de cuidado desenvolvidas por profissionais de saúde.
Biblioteca responsável: BR21.1