Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Access to the Unified Health System in the perspective of male homosexuals / Acceso al Sistema de Salud Unificado en la perspectiva de los homosexuals masculinos / O acesso ao Sistema Único de Saúde na percepção de homossexuais masculinos

Santos, Luís Eduardo Soares dos; Fontes, Wemerson dos Santos; Oliveira, Ana Karla Sousa de; Lima, Luisa Helena de Oliveira; Silva, Ana Roberta Vilarouca da; Machado, Ana Larissa Gomes.
Rev. chil. anest ; 49(2): e20180688, 2020. graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1092539
RESUMO

Objetivos:

Analisar a percepção de homossexuais masculinos a respeito do acesso ao Sistema Único de Saúde.

Métodos:

Estudo qualitativo realizado com homossexuais masculinos em uma cidade do Nordeste do Brasil. Participaram oito sujeitos, sendo utilizado para coleta de dados um questionário socioeconômico e realizado um grupo focal, no qual as narrativas foram gravadas e posteriormente transcritas. Para análise das falas empregou-se a análise de conteúdo temática.

Resultados:

A análise revelou cinco categorias temáticas que expressam as limitações na humanização e no acolhimento, bem como na qualidade do atendimento à saúde oferecido aos sujeitos, desconsiderando as demandas psicossociais e relacionadas ao estilo de vida. Considerações finais Destaca-se que a técnica do grupo focal contribuiu para a aproximação da pesquisa com a percepção dos homossexuais masculinos marcada por preconceito e discriminação, refletindo a insatisfação dos sujeitos com o atendimento recebido nos serviços de saúde.
Biblioteca responsável: BR21.1