Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Quality of life at work in a central sterile processing department / Calidad de vida en el trabajo en una central de materiales y esterilización / Qualidade de vida no trabalho numa central de materiais e esterilização

Rego, Gliccia Morguethe Vieira; Rolim, Isaura Letícia Tavares Palmeira; D'Eça Júnior, Aurean; Sardinha, Ana Hélia de Lima; Lopes, Geysa Santos Góis; Coutinho, Nair Portela Silva.
Rev. chil. anest ; 49(2): e20180792, 2020. tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1092548
RESUMO

Objetivos:

avaliar a qualidade de vida dos profissionais de enfermagem que atuam em uma central de materiais e esterilização (CME).

Métodos:

estudo exploratório, descritivo, quantitativo, realizado com 82 profissionais da enfermagem que atuavam na central de materiais e esterilização de um hospital universitário, no período de setembro a novembro de 2017. Foi aplicado um instrumento semiestruturado e um questionário, "Medical Outcomes Study Short-Form 36".

Resultados:

os participantes eram, em maioria, do sexo feminino, casados, na faixa etária de 31-40 anos; 47,6% tinham de 6-10 anos de profissão e 82,9% referiram tempo de serviço em CME de 1-5 anos. Os domínios de qualidade de vida mais atingidos foram Dor, Vitalidade, Estado Geral de Saúde e Aspectos Sociais.

Conclusões:

O estudo mostrou que é preciso repensar e recriar a dinâmica do trabalho em CME na perspectiva de melhorar a qualidade de vida desses profissionais de enfermagem.
Biblioteca responsável: BR21.1