Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Use of webQDA software on qualitative nursing research: an experience report / Uso del software webQDA en investigación cualitativa en enfermería: reporte de experiencia / Uso do software webQDA na pesquisa qualitativa em enfermagem: relato de experiência

Machado, Ana Larissa Gomes; Vieira, Neiva Francenely Cunha.
Rev. bras. enferm ; 73(3): e20180411, 2020. graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1092579
RESUMO

Objetivos:

relatar a experiência de uso do software webQDA no apoio à análise dos dados qualitativos acerca do letramento em saúde de idosos.

Métodos:

pesquisa quase experimental desenvolvida no período de janeiro de 2014 a janeiro de 2015, com 118 idosos, os quais foram entrevistados para avaliar o nível de letramento em saúde. Foram realizadas entrevistas antes e após quatro intervenções educativas, segundo o método problematizador freireano denominado Círculo de Cultura. As entrevistas foram transcritas e inseridas no software, o que permitiu evidenciar as categorias analíticas.

Resultados:

os sistemas de fontes, codificação interpretativa e questionamento dos dados disponíveis no software permitiram a construção de três categorias para os níveis do letramento e de quatro categorias para as suas dimensões. Considerações finais Conclui-se que o software webQDA permite a codificação estruturada dos materiais qualitativos, assegurando gestão mais rápida e eficaz dos dados a partir da sistematização e transparência analítica.
Biblioteca responsável: BR1.1