Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Assistência dos profissionais de saúde às crianças e adolescentes em situações de violência / Assistance of health professionals to children and adolescents in situations of violence / Asistencia de los profesionales de la salud a los niños y adolescentes en situaciones de violencia

Freitas, Rodrigo Jácob Moreira de; Moura, Natana Abreu de; Feitosa, Rúbia Mara Maia; Lima, Deivson Wendell da Costa; Azevedo, Livia Dayane Sousa; Monteiro, Ana Ruth Macêdo.
SMAD, Rev. eletrônica saúde mental alcool drog ; 16(1): 1-8, jan.-mar. 2020. ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1094426

OBJETIVO:

compreender a assistência realizada pelos profissionais de saúde às crianças e adolescentes que vivenciam situações de violência.

MÉTODO:

pesquisa fenomenológica por meio de entrevistas semiestruturadas, aplicadas de setembro a dezembro de 2015, com nove profissionais de saúde do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil da capital do Ceará, Brasil. As falas transcritas foram categorizadas e analisadas conforme o referencial teórico da Fenomenologia Social de Alfred Schütz.

RESULTADOS:

os entrevistados realizaram consultas individuais e atividades de grupo para explorar os sentimentos, conflitos e percepções das vítimas. Além disso, assistiram a família e desenvolveram ações com profissionais de outros serviços em busca de resoluções das questões sociais dos casos de violência.

CONCLUSÃO:

os profissionais de saúde precisam conhecer as motivações e os significados que eles atribuem às suas experiências com vítimas de violência para embasar novas ações nos serviços de saúde.
Biblioteca responsável: BR26.1