Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Transtorno mental e risco de suicídio em usuários de substâncias psicoativas: uma revisão integrativa / Mental disorder and suicide risk in psychoactive substance users: an integrative review / Trastorno mental y riesgo de suicidio en usuarios de sustancias psicoactivas: una revisión integrativa

Moreira, Roberta Magda Martins; Oliveira, Eliany Nazaré; Lopes, Roberlandia Evangelista; Lopes, Marcos Venícios de Oliveira; Félix, Tamires Alexandre; Oliveira, Lycélia da Silva.
SMAD, Rev. eletrônica saúde mental alcool drog ; 16(1): 1-10, jan.-mar. 2020. ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1094440

OBJETIVO:

analisar as evidências científicas acerca da presença de transtornos mentais e o risco de suicídio em usuários de substâncias psicoativas.

MÉTODO:

revisão integrativa da literatura, realizada na LILACS, MEDLINE e SCOPUS, mediante os descritores transtornos relacionados ao uso de substâncias, suicídio e transtornos mentais. Selecionaram-se os artigos completos disponíveis nos idiomas português, inglês ou espanhol, sem recorte temporal, todavia, foram excluídos os duplicados e que não responderam diretamente à pergunta norteadora, totalizando 17 artigos para análise.

RESULTADOS:

os usuários de substâncias psicoativas apresentam qualidade de vida reduzida e maior comprometimento na saúde mental, que aumentam a probabilidade para comorbidades psiquiátricas associadas, como a depressão, esquizofrenia, transtorno bipolar e ansiedade, principalmente quando há o uso de múltiplas substâncias. Essa associação eleva as chances de os indivíduos cometerem suicídio em até 5,7 vezes.

CONCLUSÃO:

observa-se a relação direta entre os três fatores investigados, em que o uso de substâncias psicoativas aumenta a probabilidade de transtornos mentais e o risco de suicídio, tornando-se necessária a elaboração de estratégias eficazes em saúde para a identificação precoce dessas problemáticas e, assim, desenvolver intervenções a fim de minimizá-las.
Biblioteca responsável: BR26.1