Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Mental health needs of adolescents and the nursing cares: integrative review / Las necesidades del adolescente en materia de salud mental y los cuidados de enfermería: revisión integradora / Necessidades de saúde mental de adolescentes e os cuidados de enfermagem: revisão integrativa

Teixeira, Liane Araújo; Freitas, Rodrigo Jácob Moreira de; Moura, Natana Abreu de; Monteiro, Ana Ruth Macêdo.
Texto & contexto enferm ; 29: e20180424, Jan.-Dec. 2020. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1094546
RESUMO

Objetivo:

sistematizar o conhecimento produzido acerca da atuação da enfermagem diante das necessidades de saúde mental dos adolescentes.

Método:

revisão integrativa da literatura, apresentando a problemática quais as necessidades de saúde mental dos adolescentes e os cuidados de enfermagem realizados? Coleta de dados realizada nas bases de dados PubMed; CINAHL; SciELO; ScienceDirect; LILACS, no mês de abril de 2018. Incluíram-se 30 artigos disponíveis em português, inglês ou espanhol, com acesso na íntegra e gratuitos. Os achados foram agrupados em categorias temáticas com revisão/síntese do conhecimento.

Resultados:

a amostra foi composta por artigos predominantemente em inglês e publicados entre o período de 1999 e 2018. As principais necessidades de saúde mental dos adolescentes estão relacionadas à depressão, ansiedade, estresse, uso e dependência de drogas, distúrbios alimentares, dentre outras. Os cuidados de enfermagem são ações de educação em saúde, grupos, terapia cognitivo-comportamental, relacionamento interpessoal, além de atividades que envolvem o adolescente com sua a família, seus pares e o ambiente escolar. Evidenciou-se que o enfermeiro atua com diversas abordagens e intervém através do processo de enfermagem e práticas de atividades físicas, dentre outras ferramentas que lhe são acessíveis.

Conclusão:

esta revisão permite ao profissional a formulação de novas ações que se baseiem nas reais necessidades de saúde mental do adolescente, que, por não frequentar tanto os serviços de saúde, acaba sendo negligenciado. Elenca-se a necessidade de estudos com maior nível de evidência científica.
Biblioteca responsável: BR17.1